segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Inácio, estudos, companheiros, Companhia...

·  A nova vida de Inácio

·  Depois das experiências de Manresa, Inácio conseguiu finalmente ir até Jerusalém, mas não pode ficar por lá. Voltou à Espanha e viu que era necessário se dedicar aos estudos se quisesse se dedicar a pregação.
· Com isso ele dá inicio aos estudos sérios. Primeiramente em Barcelona, mas como era muito conhecido, era também muito requisitado e isso lhe atrapalhava os estudos. Depois foi para Alcalá. No hospital tinha tanto trabalho que não sobrava tempo para estudar. Em seguida foi a Slamanca, mas nem ali teve sucesso.
· Viu que não teria sucesso nos estudos se permanecesse no seu país. Voi então que se decidiu ir a Paris e ingressar nos estudos as artes (Filosofia e Teologia). Essas andanças culminaram com o recebimento do título de Mestre pela Universidade de Paris em 1534.
·  Em 1539 Inácio e seus companheiros decidem formar uma nova Ordem com o intuito de ir à Terra Santa e ali gastarem suas vidas na pregação e na defesa dos lugares santos.
· No entanto, por causa da guerra, não conseguem navio. Assim fazem voto de esperar um ano, para a próxima embarcação e se mesmo assim não conseguirem, iriam até o Papa para se colocarem nas mãos dele para onde for mais urgente na Igreja.
· Terminada a Espera, se dirigem a Roma e se colocam a disposição do Papa, que os começa a enviar dois a dois para as mais diversas missões de então.
· Inácio se dedica a escrever as regras da nova ordem e o papa aprova o plano, resultando no fundação da "Companhia de Jesus", que mais tarde serão chamados de Jesuítas.
·  Inácio foi eleito geral da nascente ordem e ficou neste posto até 1552.
· De seu quartinho de Roma Inácio serviu durante toda a vida organizando missões e enviando Jesuítas para o mundo todo.
· Este tempo foi de grande expansão mundial da Companhia. Foi nesse período que completou a Constituição da Ordem. Quando morreu, a Companhia de Jesus contava com mais de mil jesuítas espalhados por todos os continentes.
·  Inácio morreu em 30 de julho de 1556. Em 1622 a Igreja Católica o declarou Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário