quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mística do treinamento da vontade


·  Um ser de desejos

·  O ser humano é um ser de desejos, a tal ponto que o homem bíblico acreditava que o centro motor do ser humano era o coração e suas vontades. Hoje sabemos que tudo se concentra no cérebro, mas não podemos descartar o conhecimento da enorme força que tem a vontade dentro do ser humano.
· Uma vontade desordenada pode levar a uma vida desregrada e fútil. No entanto, nós podemos treinar a nossa vontade para ser aquele centro propulsor das boas decisões e boas ações.
· Podemos treinar a nossa vontade através de exercivios.
· O capricho esta para a vontade assim como as fantasias estão para a visualização.
·  No treinamento da Vontade, o retreinamento do corpo é necessário.
· Neste processo, o poder da concentração é desenvolvido, juntamente com as imagens usadas na tomada de decisão.
· O treinamento da Vontade requer método e persistência aplicada por um longo período de tempo. Requer também um sistema completamente planejado de autoevolução.

As Regras são as leis da nossa vontade


· É preciso usar umas boas regras para domar a nossa vontade rebelde.
·  Os desejos são Imagens e as Vontades são seus Atos.
·  Nenhum indivíduo ou grupo de indivíduos pode alcançar seus objetivos se não tiver imagens para energizar seus desejos.
·  No ser humano o natural é o habitual. Freqüentemente nos deixamos mover pela nossa natureza sem o uso da razão.
·  Exercitar os hábitos de uma vontade forte faz o exercitar desta virtude um processo natural (sem esforço). A nossa vontade passa a ser vontade cheia de juízo, cheia de razão e equilíbrio humano sem muito esforço, quando a vivência de uma vontade iluminada pela razão se torna um hábito.
·  A Vontade pode ser treinada a fim de que possa escolher o melhor, através do hábito, a partir do melhor conjunto de opções possíveis.

Passos do treinamento da vontade

·  Assim como andar, correr e movimentar-se são exercícios corporais, rezar, vocal ou mentalmente são exercícios espirituais. Para chegar a exercícios espirituais precisamos de um método que oriente nossa mente, nossa ação e nossa concentração.
· Trata-se de um treinamento e neste treinamento iremos adquirir as "artes marciais da Vontade e da Disciplina mental".
·  Estabeleceremos objetivos de vida. Usaremos regras próprias para cada tipo de exercícios espiritual e para cada tempo: Princípio e fundamente, Primeira semana, Segunda Semana, Terceira semana, Quarta Semana, Contemplação para alcançar o amor, etc. Estabeleceremos regras de discernimento e outras regras mais.
·  Iremos assumir uma Regra de Vida.
·  Teremos um horário diário e viveremos de acordo com ele. Forjaremos dentro do nosso ser um hábito de vida disciplinado.
·  Introduziremos processos para "viver conscientemente" durante o dia (monges usam o "exame de consciência"). Prometa a si mesmo melhorar a cada dia.
·  Introduziremos práticas devocionais em nossas vidas, ou uma série de exercícios para ativar a vontade.

Para tudo isso precisamos conhecer um pouco de nós mesmos
e um pouco dos EE.EE. = exercícios espirituais.

É a que nos dispomos de aqui para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário