sábado, 27 de outubro de 2012

Experiências místicas de Maresa e os EE.EE.



·  Inácio desce de Montserrat em direção à Barcelona, determinado a ir para Jerusalém. Mas a providência o impediu de entrar em Barcelona, pois a cidade estava fechada para entrada de peregrinos devido a uma epidemia de peste que assolava aquela cidade. Assim sendo decide permanecer em uma pequena vila, chamada Manresa. É 25 de Março de 1522 e permanecerá ali por uma ano.
·  Ali ele irá se colocar em oração e fazer uma meditação profunda sobre si mesmo, sobre Jesus Cristo e sobre o Reino de Deus. Ele irá experimentar  varias práticas de ascese na sua vida de oração. Trazia consigo apenas um livrinho de oração conhecido na época como: Exercitatório de Frei Cisneiros. Uma das experiência propostas pela “Devotio Moderna”, vinda dos países baixos, que propunha uma volta à uma teologia mais experiencial, uma teologia espiritual.
·  Horas e horas de oração silenciosa, numa época em que só se aceitavam orações em voz alta. Leitura meditada. Reflexão. Meditação. Contemplação. Aplicação dos sentidos.
. Isto o ajuda sobremaneira e percebe que poderá ajudar outras pessoas com este tipo de oração. Destas experiências resulta o sentimento Inaciano. Tais práticas serão posteriormente incorporadas aos "Exercícios Espirituais". Agora ele começa a ajudar, de maneira meio incipiente, a algumas pessoas que querem se dedicar, de uma forma ou outra a reformar sua vida.

Experiências em Manresa

·  As suas experiência em Manresa foram muito importante para a compreensão de sua consagração futura, mas mais importante ainda porque ele foi aos poucos consolidando os seus exercícios espirituais que ajudariam uma enormidade de pessoas em todas as épocas.
. Um dia, enquanto lia "Horas de Nossa Senhora" em voz alta, nas escadarias da Abadia de Montserrat sua compreensão elevou-se e ele percebeu o mistério harmônico da Santíssima Trindade, como três teclas musicais, na forma de música de órgão. Esta experiência foi tão tocante que o fez chorar diante da grandeza e harmonia reinante na Santíssima Trindade.
·  Em outra ocasião, vivenciou uma onda de grande alegria espiritual, quando compreendeu a forma que Deus usou na criação do Mundo. Viu algo brilhante de onde raios brancos eram emitidos, viu que Deus estava criando Luz. Mas ele não pode explicar o fenômeno.
·  Um dia os olhos interiores de Inácio, enquanto participava de uma missa na Igreja do Mosteiro, viram o momento em que o corpo do Senhor (a hóstia) era levantado, o que pareciam ser raios de luz, vindos de cima. Isto foi interpretado por ele como sendo a presença real de Cristo naquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário